Blog

Novidades da Luna Incorporadora

Como posso usar o FGTS durante o pagamento do financiamento?

imovel-casa-propria-financiamento-imovel-na-planta-planta-planta-de-imovel-projeto-de-imovel-corretor-de-imovel-1398463637441_956x500

A maioria das pessoas sabe que o FGTS pode ser utilizado na compra de um imóvel. Porém, nem todos sabem como usar o FGTS no pagamento de parcelas de um financiamento imobiliário.

O que é FGTS ?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo principal de proteger o trabalhador formal (CLT). Pode ser usado em situações como demissão sem justa causa, em caso de doenças graves e até em momentos de catástrofes naturais. Mas o FGTS também pode ser usado para alguns outros fins, como em financiamento imobiliário, por exemplo.

No início de cada mês os empregadores fazem o depósito de um valor correspondente a 8% do salário bruto de cada funcionário – valor este que não pode ser descontado deste salário.

Atualmente, o capital depositado no FGTS rende uma taxa fixa de 3% ao ano + a Taxa Referencial (TR), atualmente muito abaixo da inflação. Por conta dessa baixa remuneração, se fosse possível, o ideal seria poder resgatar os valor aplicados no FGTS para investir em produtos financeiros, que facilmente rentabilizam acima dessa taxa. Na prática não há a possibilidade de resgatar o saldo do FGTS quando se deseja, mas pode ser interessante utilizar o saldo acumulado para pagar parte do financiamento imobiliário, conforme falaremos neste artigo.

Para saber as regras de utilização do FGTS na compra ou amortização de financiamento de imóveis, acesse http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/Paginas/utilizacao-fgts.aspx.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...