Blog

Novidades da Luna Incorporadora

Ventilador de Teto: Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

decoracao-luna incorporacoes

Os cuidados ao instalar ventilador de teto são providenciais para garantir o bom funcionamento do mesmo e evitar acidentes. Observe o material do teto da residência, pois ele pode não suportar o peso do ventilador de teto. Para não restar mais dúvidas preparamos dicas de como escolher e instalar ventilador de teto.Você pode instalar ventilador de teto simples ou modelos com lâmpadas acopladas, de modo que a peça fica ainda mais funcional. Todavia, ventiladores de teto com lâmpadas exigem mais cuidados durante a instalação elétrica.

Antes de instalar ventilador de teto é preciso escolher o modelo

O que vai determinar a ventilação do ambiente são a potência do ventilador e o número de pás. Opte sempre por ventilador com no mínimo 4 pás, pois menos que isso torna a peça pouco funcional. O ideal é utilizar lâmpadas brancas que aquecem menos e ventiladores com controle remoto.

Sala de estar com ventilador de teto.

Também é fundamental comprar produto com licença do INMETRO. Fuja de produtos sem procedência, pois não há garantia alguma de segurança e podem acarretar em danos irreparáveis.

Como instalar ventilador de teto

Para instalar ventilador de teto, você vai precisar de chave, furadeira, alicate, em alguns casos passa fio, um aparelho de teste e fita adesiva ou conectores. O primeiro passo é montar o ventilador de teto, certifique-se de que as pás estão bem encaixadas e parafusadas. Pois se uma das pás se desprender, resultará em acidente doméstico.

ventilador de teto sala de estar oscar mikail 74573

Desligue todos os disjuntores e o relógio de energia, essa medida vai garantir sua segurança. Verifique a tensão da rede e identifique 3 fios: neutro, fase e terra. As pás do ventilador de teto devem ser instaladas a uma altura superior a 2,3 metros e distância de 0,5 metros da parede e demais elementos.

Ligações para instalar ventilador de teto.

Conecte o fio fase do ventilador e o fio do motor ao fio fase da rede de energia. O fio de retorno da lâmpada deve ser conectado ao fio de retorno da rede.  Já o fio do exaustor e o de ventilação do motor deve ser conectado ao capacitor . Utilize uma fita isolante para arrematar os fios.

instalar ventilador de teto

Troque o interruptor pela chave de controle e conecte o fio da chave ao fio de retorno da lâmpada. Os dois fios da chave deverão ser conectados aos fios do motor do ventilador. Interligue também o fio de alimentação à rede elétrica, sempre isolando os fios com fita. Daí é só encaixar o aparelho e fazer manutenção anualmente.

Quarto de casal neutro e bastante espaçoso com ventilador de teto

Siga sempre as instruções do fabricante e lembre-se que a mão de obra profissional é essencial para garantir segurança e bom funcionamento da peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...